Alunos da Bernardino Machado visitaram o Complexo Social Senior de Abrunheira

DSC00023Um grupo de alunos da Escola Secundária Bernardino Machado da Figueira da Foz visitou o Complexo Social Sénior da Casa do Povo de Abrunheira esta sexta-feira, 22 de abril, acompanhados por duas docentes responsáveis pelo acompanhamento pedagógico deste grupo que frequenta o curso de Técnico/Profissional Auxiliar de Saúde.
A iniciativa começou com uma dinâmica de apresentação conduzida pela Animadora Sócio-cultural Márcia Cavaleiro, denominada Quebra-gelo seguindo-se a acção sob o “Cuidados na Alimentação e Hidratação no Idoso”, com especial enfoque nos distúrbios na deglutição.Tomar contacto com a realidade profissional que os aguarda foi um dos objectivos da ação que decorreu de forma bastante interativa, podendo aferir-se da boa preparação teórica de que já estão munidos estes futuros profissionais.
O processo de envelhecimento condicionado pelas características de cada individuo foi o ponto de partida do tema central do evento com destaque para a importância de uma alimentação adequada à terceira idade. Alertando para alguns perigos associados à idade e o modo como os prevenir foi outro dos pontos-chave do encontro, centrando-se na importância de uma boa hidratação no idoso, sendo este um fator essencial, inclusive na prevenção da demência e eliminação de odores, aludindo transversalmente aos alertas emanados pelo próprio organismo aquando da falta de água ou seja, quando a pessoa sente sede, esse já é em si um alerta de que se torna necessário repor os níveis saudáveis de água no organismo.
Os sumos naturais e os chás são boas opções para promover a hidratação nos seniores, tendo em linha de conta de que existem determinados chás que podem interferir com o efeito da medicação.
Foi abordada a disfagia, uma disfunção no processo de deglutição que pode ocorrer em qualquer faixa etária, tendo sido identificadas as suas possíveis causas assim como os seus sintomas.A pneumonia é outro dos perigos nesta faixa etária sendo a primeira causa de morte entre as doenças respiratórias e a quarta geral em adultos.
Cátia Carvalho, Terapeuta da Fala, recorreu a apresentações multimédia para mostrar casos reais de forma a facilitar a compreensão dos temas abordados e uma forte componente prática durante a acção que incluiu entre outras actividades, a preparação de uma solução espessante realizada e experimentada pelos próprios alunos e docentes presentes, tornando assim o contacto com a realidade alimentar dos idosos com dificuldade de deglutição.
Ao longo da prelecção foram dadas dicas importantes sobre como realizar uma refeição sem sobressaltos e ao mesmo tempo apelativa.
Os alunos da Escola Secundária Bernardino Machado revelaram grande interesse pela ação, terminando a praticar a manobra de Heimlich usada em casos de engasgamento. Esta visita terminou com uma dinâmica de jogos entre os alunos e os seniores que passou pela prática de boccia, curling adaptado, bowling, bola ao poste, arcos com pinos e aula de Zumba. Os seniores da Casa do Povo de Abrunheira foram presenteados com lembranças deixadas por este grupo de jovens alunos.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial