Arteterapia integra Mostr´arte 2017

MURAL AFRICAA Arteterapia é aposta do Mostr`arte a decorrer na Casa do Povo de Abrunheira.

Duas obras distintas, mas com um objetivo comum, “Despertar a Memória com Memórias”, através dos sentidos, imaginação e criatividade, despertando simultaneamente memórias que se encontrem adormecidas. O ser humano é feito de memórias, recordações, é disso que vivemos e somos feitos, por isso devemos cuidar delas, preservá-las, e torna-se ainda mais importante cuidar daqueles que, com o passar dos anos vão perdendo essa capacidade, desenvolvendo, em grande parte dos casos algum tipo de demência. Fala-se, portanto, dos mais velhos. Aliada a um conjunto de várias terapias, a Arteterapia trás consigo inúmeros benefícios para esta população. As pinturas são uma via de expressão das emoções, funcionando como um reflexo dos sentimentos, memórias e emoções, mesmo em seniores com estados avançados de demência. Através dela é possível desenvolver e manter ativas as capacidades cognitivas e sensoriais e estimular o desenvolvimento de novas ideias e memórias, retardando assim o processo da doença e a perda das funções cognitivas.

ZEBRA TRATADASob a supervisão da equipa de psicologia da Instituição, muitos têm sido os símbolos e significados atribuídos a estas obras e mil e uma interpretações têm sido feitas. As opiniões dividem-se entre os utentes da instituição e visitantes, criando assim espaço para o debate de ideias e diferentes interpretações, em interacção com o próprio artista.

Para uns esta pintura trás a recordação da história de Adão e Eva, do Paraíso, do engano da cobra para que Eva comesse a maçã, o “fruto proibido”, símbolo de pecado. Para outros, trás a recordação dos tempos de juventude, revendo-se na beleza e juventude da mulher.

No caso do mais recente trabalho ainda em desenvolvimento, reporta o olhar para tempos passados em família, para o caso das pessoas que viveram com as suas famílias em África, dos pores-do-sol e das cores e cheiros característicos daquela Terra. Recorda a alegria de um povo que, ao viver em comunidade, conseguia sobreviver às dificuldades. 

Cada obra, cada trabalho, a ser desenvolvido durante todo estea no no âmbito do Mostr´arte 2017, os trabalhos ao ser desenvolvidos em lugares surpreendentes, surpreendendo também  a dinâmica das figuras, as emoções que provoca e que a comunidade pode apreciar ao vivo, de forma gratuita, nas Instalações da Casa do Povo de Abrunheira e de 17 a 26 de março, no Festival do Arroz e da Lampreia, levando a CPA a cultura a este certame concelhio.simbolo todo preto