As oficinas de Envelhecimento Ativo passaram pelo Complexo Social Sénior de Abrunheira

DSC02041A ação dinamizada pela Fisioterapeuta Iola Neto e pela Enfermeira Mafalda Gonçalves abordou a Prevenção de Quedas e Acidentes no Domicílio.

A prevenção começa logo ao início de cada dia, tendo sido apresentados e exemplificados procedimentos que atenuem as limitações próprias dos seniores nomeadamente ao nível da locomoção e da visão, tendo sido também alertados para a importância do controlo da diabetes e hipoglicemias, apostando numa alimentação adequada.

Apesar de se viver toda uma vida no seu lar, chega uma altura em que se torna necessário adaptar as condições para uma nova etapa da vida.

O grupo a quem se dirigiu esta ação comprovou as boas práticas que já utilizam diariamente na prestação dos cuidados enquanto colaboradores da Casa do Povo de Abrunheira.

Foi feita referência por parte das técnicas oradoras à importância de prática e ensino aos seniores de truques na hora do levante matinal como uma correcta mobilização e levante com  e sem ajuda.

O banho é outro ambiente propicio ao acidente, podendo ser prevenido com equipamentos e procedimentos adequados.

O tipo de vestuário e calçado também é essencial apostando em calçado fechado e ajustado ao pé e excluindo o uso de vestuário comprido que possa comprometer a caminhada.

O telemóvel estar sempre acessível e com números prioritários gravados é outro bom procedimento, já os animais de estimação, que se constituem como uma boa opção para combater a solidão, estes devem usar coleiras coloridas ou guizos.

O exercício físico é essencial para uma boa manutenção física e cognitiva e o sol na medida certa é uma ótima fonte de calcificação pelo que dever ser incentivado mas com os devidos cuidados relativos à sua exposição.

Esta ação de sensibilização vai na quinta edição tendo o Complexo Social Senior de Abrunheira recebido a primeira edição descentralizada e foi promovida pelo projecto IMontemor 3G – “projecto 100 anos…sem quedas”, sobre Prevenção de Quedas e Acidentes no Domicilio, de resto uma das temáticas que regularmente é abordada e actualizada em formato de formação em contexto de trabalho por parte dos colaboradores da Casa do Povo de Abrunheira.