Boccia Sénior

O Boccia Sénior tem como principal objectivo a manutenção de um estilo de vida ativo, com o intuito de conservar a capacidade funcional e a autonomia física dos mais velhos durante o processo de envelhecimento.

Boccia é um jogo de bolas, inspirado num jogo praticado na antiga Grécia do qual descenderam jogos tão distintos como o bowling e a petanca. O Boccia foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas, incluindo a Idade Sénior.

A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o Boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países. Em 1984, o Boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e é uma das mais disputadas a nível das competições internacionais, desde a Dinamarca à Nova Zelândia.

A Casa do Povo de Abrunheira tem participado em eventos em diversos pontos do país e organizado provas inseridas no Campeonato Nacional de Boccia Sénior que decorrem no pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho com o apoio da Associação do Porto de Paralisia Cerebral. 

No dia 1 de Abril de 2020, a Casa do Povo de Abrunheira vai organizar no pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, a fase final equipas nacional de boccia sénior.

boccia_senior
Campeonato de Boccia Sénior em Ílhavo

Os atletas da Casa do Povo de Abrunheira conquistaram o 1.º e o 3.º lugar da 1.ª liga na prova do campeonato de Boccia Sénior individual disputada em Ílhavo no dia 4 de Dezembro de 2019.