Casa do Povo de Abrunheira com programa intenso de comemoração de Jornadas Europeias do Património

A Casa do Povo de Abrunheira vai participar intensamente nas jornadas Europeias do património.

O património português é como todos sabemos bastante rico em tradições, sabores e saberes, que passam pela literatura, gastronomia, usos e costumes, enfim, tudo o que no fundo caracteriza o povo deste país à beira-mar plantado.

Fruto de uma vasta experiencia de largos anos ao serviço da cultura, ação social, desporto e saúde, a instituição abrunheirense traz a estas comemorações várias propostas que passam pela gastronomia, com um Masterchef Senior, que engloba a participação ativa dos seus seniores, composto por confecção de sugestões gastronómicas que caracterizam o baixo mondego, denominado “Sabores do Campo”. Uma forma de transmitir conhecimentos e segredos da gastronomia mediterrânica e que se está a desenraizar.

Por falar em raízes, nascido na Ereira, Afonso Duarte, mais conhecido pela sua faceta de poeta, deu o mote para uma união inédita entre a Casa do Povo de Abrunheira e a Associação Cultural Recreativa Desportiva e Social da Ereira, que resultará num jantar tributo a Afonso Duarte, a decorrer na Associação da Ereira, onde através de documentários, exposição, gastronomia, recital e musica, se evocará esta incontornável figura do Baixo Mondego, mas na vertente menos conhecida, a de pedagogo, onde serão desvendados pela primeira vez, fatos da sua importância no ensino, possuidor de uma arrojada visão sobre a pedagogia.

Pela poesia, domador das palavras, foi também pelo ensino que a sua memória perdura e deve ser evocada.

Por falar em escrita, ainda inserido nestas comemorações europeias do património, a Casa do Povo de Abrunheira vai ainda realizar o lançamento público de uma obra sobre a “Força do Associativismo”, mais uma iniciativa a decorrer de forma descentralizada, desta feita na Associação Filarmónica União Verridense.

Em simultâneo, durante as jornadas, decorre na Instituição da Abrunheira, o Mostr`arte Neurosensorial, uma autêntica galeria de arte ao vivo, que alia arte à saúde, com Quartos Neurosensoriais e muitas outras componentes direccionadas para portadores de Alzheimer e outras demências, tudo isto para descobrir de 28 a 30 de Setembro.

 

Siga-nos