CASA DO POVO DE ABRUNHEIRA VAI TER TASQUINHA ECO-FRIENDLY NA FEIRA DO ANO

A Casa do Povo de Abrunheira vai estar na Feira do Ano em Montemor-o-Velho com uma Tasquinha Solidária eco-friendly.

Na prática todos estão convidados para o evento, menos o plástico!

Imbuída de um espirito amigo do ambiente, a Instituição pretende comprovar que custa muito pouco salvar o planeta e que todos têm um papel a desempenhar.

Na prática, diz-se não ao plástico de uso único, demonstrando que é possível erradicar o plástico, usando como exemplo louça reutilizável, incluindo pratos e talheres, apresentando uma gama de copos também amigos do ambiente, exclusivos do evento e bastante apelativos.

Para termos noção do impacto deste pequeno gesto, estamos a erradicar o plástico em cerca de 2 mil pratos, 2 mil talheres, 2,5 mil garrafas de água, 3,5 mil taças de sobremesa, 4 mil copos entre outros produtos.

A presença na Feira do Ano com esta Tasquinha Solidária vem dar sequência a anteriores participações, cuja receita angariada tem revertido para diversos projectos como aquisição de ambulâncias, aquisição de equipamentos de saúde e criação de espaços neurosensoriais, soluções direccionadas para as demências, através dos projectos “Dar Mais Memória à Memória” e “Artememória” reconhecidos a nível nacional com diversas distinções nomeadamente pela Fundação António Sérgio e Fundação Inatel, não esquecendo a eficiência energética reconhecida pelo programa EDP Solidária com o projeto “Mais Conforto, Melhor Mente”.

Nas suas Estruturas Residências para Pessoas Idosas (ERPI´S), a Casa do Povo de Abrunheira está também a adoptar comportamentos amigos do ambiente, reduzindo a sua pegada ecológica.

A sua atuação assenta em vários pressupostos práticos inerentes a todos os sectores, por exemplo na cozinha, combatendo o desperdício, eliminando o uso de embalagens de plástico, transformando fruta feia em compotas, introduzindo alimentos de origem vegetal reduzindo os de origem animal, etc.

No escritório, pela escolha de recargas, pilhas e baterias recarregáveis.

Este processo assenta em várias estratégias, como a reutilização, optando por produtos duráveis, evitando os descartáveis, reduzindo a quantidade de lixo produzido, eliminado o uso de sacos de plástico, reduzindo o uso de papel.

Passa também por um uso racional de água e luz, por exemplo com recurso a lâmpadas led já instaladas nas várias ERPIS de que dispõe.

A instituição quer levar o exemplo que já pratica em sua “casa” ao maior número de pessoas através desta presença na Feira do Ano em Montemor-o-Velho com esta Tasquinha Solidária ECO-FRIENDLY!

Siga-nos