Retalhos do Baixo Mondego

BLOGUE

Retalhos do Baixo Mondego

Na sua última fase, o Mondego banha os campos de Montemor, estende-se num delta, segue para a foz e encontra o mar, na Figueira da Foz.Sobranceiras, as terras de Abrunheira, Reveles, Verride e Vila Nova da Barca observam-no, a partir da sua margem esquerda.

Entre outras áreas de actividade, a Casa do Povo de Abrunheira promove, actualmente um projecto de intervenção cultural, assente na investigação da história desta região. Esta página foi criada com o intuito de dar a conhecer os resultados desse trabalho!

Congregadas na união de freguesias Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, as terras que aqui se observam localizam-se no concelho de Montemor-o-Velho. Embora sejam úteis para darmos uma noção do espaço que se trabalha, as circunscrições administrativas actuais não representam um limite fixo para esta abordagem. As delimitações administrativas alteraram-se ao longo dos tempos, mas isso pouco influiu no dia-a-dia das pessoas, na geografia das suas relações e nas dinâmicas das suas actividades socio-económicas.
Por isso mesmo, o território que aqui se observa não é um espaço estanque!

Este site explorará sobretudo a margem esquerda do rio, no actual município de Montemor-o-Velho, mas poderá olhar também para a outra margem do Mondego, falar de um território a montante, estudar as suas ínsuas, ou acompanhar o seu leito fluvial, até à foz.