A Casa do Povo de Abrunheira foi distinguida pela Presidência da Republica
Num universo de mais de cinco mil instituições a nível nacional, foram seleccionadas trezentas, dezasseis das quais do distrito de Coimbra, num gesto simbólico por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, no sentido de enaltecer o papel desempenhado pelas Instituições de Solidariedade Social na grave crise que tem assolado o país, que apesar de fortes constrangimentos orçamentais e manifesta falta de meios com que também se debatem, acorreram para a linha da frente em tempos difíceis no sentido de apoiarem os mais desfavorecidos, muitos em situações limite de risco ou mesmo de probreza. Foi também realçado o papel que a Instituição assume enquanto membro dos órgãos sociais da CNIS, Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, assim como a sua colaboração aquando da passagem da Chama da Solidariedade pelo distrito de Coimbra.
A Casa do Povo de Abrunheira orgulha-se assim de se constituir um símbolo distrital na área do apoio social, inovação e criação de emprego, mesmo em tempos conturbados e conjunturas económicas mais adversas.
O evento, que decorreu no antigo museu dos Coches, em Lisboa, na sala do picadeiro Real, contou igualmente com a presença do conceituado e também recentemente distinguido pela presidência, pelo seu mérito cultural, o fadista Carlos do Carmo.
Ao dirigir-se aos presentes, o presidente da Republica afirmou ter muito gosto em receber os responsáveis pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, confederadas na CNIS, que assumem um papel insubstituível na protecção social do país.