AO VIVOInserido no ciclo Mostr´arte 2017, a Casa do Povo de Abrunheira  está a realizar vários edifícios da Instituição  várias criações, inseridas num conceito de arteterapia. Um propósito patente também na mais recente aposta da Instituição, um Ginásio de Reabilitação Física e Neurosensorial, cujos espaços contemplam igualmente a arte temática como forma de terapia.

Outra das criações foi um mural alusivo ao 25 de abril de 1974, cuja inauguração fez parte do programa oficial de comemoração da efeméride por parte da autarquia Montemorense.

Durante o Festival do Arroz e da Lampreia, António Conceição retratou várias figuras ilustres que elevam em diversas áreas o nome de Montemor-o-Velho.

Para que todos reconheçam a importância de enaltecer o papel dos montemorenses em áreas como a cultura, o desporto e as ciências, a Casa do Povo de Abrunheira entendeu oferecer este importante espolio à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho, ato simbólico que decorrerá este domingo, 10 de Setembro, no recinto da Feira do Ano em Montemor-o-Velho.

Quanto aos homenageados, Afonso Duarte, nasceu na Ereira, professor da Escola Normal, interessado pela etnografia e arte popular, deixando isso patente na sua vasta obra poética.

Alves Barbosa, ex-ciclista, um nome maior do ciclismo nacional, venceu a volta a Portugal em 1951/56/58, participou na volta à França e foi treinador da modalidade, distinguido com a medalha de ouro, da juventude e dos desportos em França e dá nome ao Troféu de ciclismo que decorre entre Montemor-o-Velho e Sangalhos.

Fernando Ramos, reputado homem das ciências, professor associado com agregação em farmácia pela Universidade de Coimbra, autor e co-autor de mais de 100 publicações e alguns artigos em revistas internacionais da especialidade. Distinguido pela Real Academia de farmácia de Espanha, Vice-presidente do conselho executivo da ASAE e presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho.

Parceiros

Brand