PIC NIC NEUROSENSORIAL – Boas práticas de saúde através da vertente cultural
Portugal tem sido destino de eleição de povos de todo o mundo, não só pela sua beleza natural, mas também pela riqueza da sua cultura.
A cultura portuguesa está ligada à localização geográfica e percurso histórico do país.
O seu património cultural foi marcado por influências de África, América, e Ásia devido aos descobrimentos e também dos povos que aqui viveram antes da fundação. Da arquitetura à gastronomia, passando pelas nossas tradições… são as nossas especificidades únicas como povo e território que nos confere este carater apetecível e singular, a arte dos nossos monumentos, a arte de confecionar aquele prato tão português e que tão bem nos caracteriza, e a arte de bem receber como só nós sabemos.
Se a arte é tão aglutinadora e faz tão bem à saúde, relaxa, enriquece culturalmente, porque não usá-la como terapia? Foi esta nossa visão que nos levou ao reconhecimento nacional e internacional através do prestigiado consórcio Ageing@Coimbra do qual somos parte integrante. Porque de forma inovadora, somos capazes de estabelecer um profícua aliança entre a arte/cultura e a vertente terapêutica, conferindo-nos a distinção pela Ageing@Coimbra, pela sua boa prática no âmbito da saúde.
O uso da Arteterapia na modificação do ambiente externo e interno da Instituição e na reabilitação cognitiva, tem merecido amplo reconhecimento por parte de vários clínicos, hospitais públicos e instituições especializadas. Este projeto proporciona estímulos sensoriais permanentes, através de cheiros, sons, cores, texturas e sensações com simulação de ambientes reais. Esta experiência sensorial “4D” assenta em técnicas reconhecidas pela medicina convencional e alternativa, desenvolvidas por equipas multidisciplinares